O projeto “Astúrias, capital mundial da poesia”, promovido pelo diretor emérito da Fundação Princesa das Astúrias, Graciano Garcia, visa celebrar, no dia 21 de março, o Dia Mundial da Poesia, através de iniciativas públicas e privadas em torno deste género literário e dos seus autores.
A atividade de leitura e divulgação de poesia, amplamente ligada ao mar e à sua cultura, faz parte do projeto “Marinheiros da Esperança”, coordenado pelo serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, com colaboração de diversas pediatrias de hospitais portugueses, espanhóis e italianos e que conta com a tutela da Marinha Portuguesa. Entre as pediatrias portuguesas que colaboram com o projeto, incluem-se a Pediatria do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e a do Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.
No âmbito das Comemorações dos 500 Anos da Primeira Circum-navegação da Humanidade, foi editado um livro trilingue que narra a grande expedição iniciada por Fernão de Magalhães, concluída por Juan Sebastián Elcano e descrita por António de Pigafetta.
Deste modo, convida-se toda a comunidade educativa a participar nesta iniciativa, com vista à promoção dos Açores e do seu mar. Contrariando as adversidades, respeitando o distanciamento social e com a perseverança necessária para o bem comum, os participantes devem enviar a gravação de um vídeo que será divulgado no âmbito da iniciativa, através do endereço https://fb.me/e/10jlQbwal.
Os interessados deverão recitar um poema da autoria de um poeta açoriano – iniciando a gravação com a frase “Açores e Astúrias, Um Mar de Poesia” – e enviá-lo para [email protected].